sábado, 27 de setembro de 2014

Procon-JP e bancos discutem medidas 

para que consumidores não se prejudiquem com greve

Procon-JP e bancos discutem medidas para que consumidores não se prejudiquem com greve
 A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor  
(Procon-JP) realiza Mesas de Diálogo com o Sindicato dos 
Bancários da Paraíba na próxima segunda-feira, dia 29, e 
representantes dos bancos que operam na Capital na 
próxima terça-feira, 30. O objetivo é discutir as medidas 
que deverão ser tomadas para que os consumidores 
pessoenses não sofram prejuízos em face do movimento 
grevista da categoria, que se inicia na terça-feira, 30, e 
deve atingir as agências em todo Estado e por tempo 
indeterminado. As reuniões ocorrerão na sede do Procon-JP, 
às 14h.


De acordo com o secretário em exercício do Procon-JP, Ricardo Holanda, nas reuniões 
com as superintendências dos bancos e o Sindicato dos Bancários será solicitada a especificação 
das medidas para resguardar o cidadão, bem como as orientações que serão 
disponibilizadas aos consumidores, a exemplo de políticas de abastecimento dos caixas e
letrônicos e como se poderá obter códigos de barras e outros meios para possibilitar o 
pagamento de contas com vencimento no período da greve.


”Estamos nos antecipando e chamando essas Mesas de Diálogo para tentar evitar problemas 
maiores para o cidadão decorrentes da paralisação dos bancários. É nossa obrigação enquanto 
instituição de defesa do consumidor acolher as reclamações, mas, também, utilizar medidas 
que possam evitar que maiores danos ocorram. É importante dizer que nós respeitamos 
o movimento dos funcionários, mas greve nos bancos é sempre um grande transtorno 
para a população”, informou Ricardo Holanda.


De acordo com o secretário em exercício, o Procon-JP irá intensificar a fiscalização 
nas agências bancáriaspara garantir uma boa assistência aos consumidores durante o movimento. 
“Nossa interferência se refere apenas aos atendimentos à população, e não entra no mérito 
ao direito dos trabalhadores dos bancos de fazerem suas reivindicações através de uma 
greve. Como representantes da Secretaria de Defesa do Consumidor, nos sentimos à vontade 
para cobrar medidas emergenciais, de ambos os lados, no sentido de orientar a comunidade de 
como melhor agir diante das dificuldades de acesso aos serviços bancários durante esse período”.


Pauta – O Procon-JP vai solicitar aos representantes dos bancos e bancários, durante a Mesa 
de Diálogo da segunda-feira, os seguintes esclarecimentos:


- Políticas de abastecimento de caixas eletrônicos;


- Como será viabilizado o atendimento prioritário (idosos, gestantes e pessoas com deficiências) 
durante este período, em especial no que diz respeito à disponibilização do auxílio necessário às 
pessoas que têm dificuldade em usar os terminais eletrônicos;


- Quais as melhores agências e terminais eletrônicos para utilização durante a greve;


- Quais os meios e contatos disponibilizados para encaminhamento de casos de extrema urgência;


- Como o consumidor poderá obter códigos de barras e outros meios para possibilitar o pagamento
 de contas com vencimento no período da greve;


- Reforço da segurança nas agências onde funcionarão terminais eletrônicos, para que não haja
 aumento do número de golpes e assaltos aos clientes;


- Quais os meios para garantir que não haja cobrança de acréscimos em casos em que não hajam 
meios para que se perfaçam os pagamentos das contas com vencimento nos dias das greve;


- Quais a formas que os bancos irão dar publicidade a estas informações.

Redação

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