Procon-JP e bancos discutem medidas
para que consumidores não se prejudiquem com greve
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon-JP) realiza Mesas de Diálogo com o Sindicato dos
Bancários da Paraíba na próxima segunda-feira, dia 29, e
representantes dos bancos que operam na Capital na
próxima terça-feira, 30. O objetivo é discutir as medidas
que deverão ser tomadas para que os consumidores
pessoenses não sofram prejuízos em face do movimento
grevista da categoria, que se inicia na terça-feira, 30, e
deve atingir as agências em todo Estado e por tempo
indeterminado. As reuniões ocorrerão na sede do Procon-JP,
às 14h.
De acordo com o secretário em exercício do Procon-JP, Ricardo Holanda, nas reuniões
com as superintendências dos bancos e o Sindicato dos Bancários será solicitada a especificação
das medidas para resguardar o cidadão, bem como as orientações que serão
disponibilizadas aos consumidores, a exemplo de políticas de abastecimento dos caixas e
letrônicos e como se poderá obter códigos de barras e outros meios para possibilitar o
pagamento de contas com vencimento no período da greve.
”Estamos nos antecipando e chamando essas Mesas de Diálogo para tentar evitar problemas
maiores para o cidadão decorrentes da paralisação dos bancários. É nossa obrigação enquanto
instituição de defesa do consumidor acolher as reclamações, mas, também, utilizar medidas
que possam evitar que maiores danos ocorram. É importante dizer que nós respeitamos
o movimento dos funcionários, mas greve nos bancos é sempre um grande transtorno
para a população”, informou Ricardo Holanda.
De acordo com o secretário em exercício, o Procon-JP irá intensificar a fiscalização
nas agências bancáriaspara garantir uma boa assistência aos consumidores durante o movimento.
“Nossa interferência se refere apenas aos atendimentos à população, e não entra no mérito
ao direito dos trabalhadores dos bancos de fazerem suas reivindicações através de uma
greve. Como representantes da Secretaria de Defesa do Consumidor, nos sentimos à vontade
para cobrar medidas emergenciais, de ambos os lados, no sentido de orientar a comunidade de
como melhor agir diante das dificuldades de acesso aos serviços bancários durante esse período”.
Pauta – O Procon-JP vai solicitar aos representantes dos bancos e bancários, durante a Mesa
de Diálogo da segunda-feira, os seguintes esclarecimentos:
- Políticas de abastecimento de caixas eletrônicos;
- Como será viabilizado o atendimento prioritário (idosos, gestantes e pessoas com deficiências)
durante este período, em especial no que diz respeito à disponibilização do auxílio necessário às
pessoas que têm dificuldade em usar os terminais eletrônicos;
- Quais as melhores agências e terminais eletrônicos para utilização durante a greve;
- Quais os meios e contatos disponibilizados para encaminhamento de casos de extrema urgência;
- Como o consumidor poderá obter códigos de barras e outros meios para possibilitar o pagamento
de contas com vencimento no período da greve;
- Reforço da segurança nas agências onde funcionarão terminais eletrônicos, para que não haja
aumento do número de golpes e assaltos aos clientes;
- Quais os meios para garantir que não haja cobrança de acréscimos em casos em que não hajam
meios para que se perfaçam os pagamentos das contas com vencimento nos dias das greve;
- Quais a formas que os bancos irão dar publicidade a estas informações.
Redação
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