sábado, 11 de outubro de 2014

Romeiros seguem imagem da Virgem de Nazaré na Trasladação, em Belém.

Romaria noturna do Círio reúne milhares de fiéis na noite deste sábado, 11. Previsão é que a procissão chegue às 22h na igreja da Sé.


Milhares de romeiros invadem as ruas de Belém no fim da tarde deste sábado (11) durante a Trasladação, a procissão que iniciou às 17h40 e que irá conduzir a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio durante a noite até a catedral de Belém. De lá, na madrugada seguinte, a imagem fará o percurso inverso até a Praça Santuário durante a procissão do Círio de Nazaré.
A trasladação é a quinta procissão oficial do Círio de Nazaré e a quarta realizada neste sábado. A maratona de devoção começou na última sexta-feira (10), com o traslado da Imagem Peregrina para a Igreja Matriz de Ananindeua, que levou 12 horas. Na manhã do sábado (11), ocorreu a Romaria Rodoviária, o Círio Fluvial e a Romaria dos Motociclistas. Além das procissões, o sábado também foi marcado pela descida da Imagem Original do altar-mor da Basílica de Belém: a imagem, que tem 200 anos e passa a maior parte do ano reclusa em um nicho fica, durante o Círio, bem perto dos devotos.
Missa e procissão
A Trasladação romaria iniciou após uma missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré.  Com trajeto um pouco mais longo que o do Círio, a Trasladação sai do Colégio Gentil até a Igreja da Sé, com chegada prevista para as 22h30, no bairro da Cidade Velha. Assim como na grande procissão do Círio de Nazaré, a imagem peregrina de Nossa Senhora recebe várias homenagens do povo paraense durante o percurso.
Com o fim da missa, a berlinda sai do Colégio Gentil Bittencourt, segue pelas avenidas Magalhães Barata, Nazaré, Presidente Vargas, Boulevard Castilho França, Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.
Diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a berlinda, que carrega a imagem peregrina. Este ano a decoração do andor será de Gilmar Cosme, que também assina a decoração da berlinda no Círio. Os outros 13 carros de promessas só poderão ser vistos na grande procissão do Círio, que ocorre no domingo (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário